top of page

Iniciativas

IBRACHICS no CCT

Conheça as propostas do IBRACHICS para o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República para o Brasil avançar.

CONECTA

Projeto CONECTA de transformação em CHICS é um plano de desenvolvimento de cidades inovador, desenvolvido pelo IBRACHICS e seus parceiros, com iniciativas que educam e transformam.

​

Um plano que integra todas as dimensões de uma cidade, estabelecendo bases para a sua transformação em Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável (CHICS).

Um plano que fortalece a comunidade e os arranjos produtivos locais do turismo, para modernizar a cidade como Destino Turístico Inteligente e Sustentável com foco em CHICS (DTIS-CHICS).

​

Um plano que prepara as pessoas da cidade para lidar com tecnologias modernas e aplicá-las no seu cotidiano, nos seus negócios, e também no receptivo turístico, utilizando para isso uma metodologia da UNESCO, chamada de Cidades MIL (Media and Information Literacy) ou Alfabetização Midiática e Informacional, em tradução livre.

Modelagem de Cidades Humanas, Inteligentes,  Criativas e Sustentáveis

”Uma Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável (CHICS) é aquela que faz uma gestão integrada, integral, sistêmica e transversal de suas cinco camadas: as pessoas; o subsolo; o solo; a infraestrutura tecnológica; e as plataformas: Internet das coisas, Inteligência Artificial e Blockchain, construindo uma cidade boa para viver, para estudar, para trabalhar, para investir e para visitar, de forma sustentável, criativa e com alta qualidade de vida.” (IBRACHICS, 2018)

 

Para que isso tudo se torne possível, o IBRACHICS desenvolveu um Plano Mestre de CHICS, que define em cada cidade a sua estratégia de curto, médio e longo prazos, e para operacionalizar esse Plano Mestre, desenvolvemos uma metodologia chamada E2i (Governança Empreendedora, Inteligente e Inovadora), que organiza a gestão e prepara para o salto no futuro.

Núcleo de Estudos e Pesquisas

O IBRACHICS tem um Núcleo de Estudos e Pesquisas registrado no CNPq com a coordenação de 16 Doutores e Pós Doutores das principais universidades brasileiras e a participação de pesquisadores em nível de graduação, pós graduação e mestrado que trabalham em projetos de pesquisa nos mais diversos temas que permeiam as cidades inteligentes.

Rede de Conexão: Pessoas + Setor Público + Setor Privado + Universidades

A Rede Brasileira de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (REDE CHICS) foi criada no ano de 2013, no âmbito da Frente Nacional de Prefeitos – que congrega as 420 maiores cidades brasileiras – e naquela época reunia somente secretários e dirigentes municipais de ciência, tecnologia e inovação, bem como secretários municipais de desenvolvimento econômico.

 

No ano de 2016, constituímos a Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (CHICS), no Congresso Nacional, e estamos discutindo, desde então, os avanços necessários em termos de legislação, para que se possa facilitar o desenvolvimento das cidades como CHICS.

 

Em 2017, após um forte crescimento nacional e com a entrada de pesquisadores das principais universidades brasileiras, bem como de entidades da sociedade civil, foi criado o Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS) que atualmente é a instituição que abriga a REDE CHICS.

 

Fazemos parte do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e temos atuado também junto ao Governo Federal, nas políticas nacionais para o desenvolvimento de cidades humanas, inteligentes, criativas e sustentáveis. Hoje já somos mais de 400 filiados em todo o Brasil.

bottom of page